Apuarema e Lajedo do Tabocal recebem moção do deputado Euclides Fernandes.

O deputado Euclides Fernandes (PDT) saudou quatro municípios baianos que fazem aniversário de emancipação nesta quarta-feira (13) apresentando na Mesa da Assembleia Legislativa Moções de Congratulações aos seus líderes e à população de forma geral. Os aniversariantes são Lajedo do Tabocal, Nova Ibiá, Andorinhas e Apuarema. Nas moções, o deputado destaca a importância de cada município no contexto do Estado, além de apresentar um pouco da história de cada um deles, enaltecendo a importância dos seus fundadores e dos seus atuais dirigentes, a exemplo de Apuarema e Lajedo do Tabocal na região de Jequié.

APUAREMA:

O Município de Apuarema precisou de cerca de 100 anos desde quando surgiu a primeira unidade habitacional até alcançar sua emancipação em 1989. Hoje, o   prefeito Raival Pinheiro de Oliveira enfrenta ainda um grande desafio para melhorar a qualidade da educação do município que em 2009 alcançou o pior resultado do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta do atual prefeito nesses seus quatro ano de mandato será melhorar cada vez mais a qualidade do ensino básico, superando a nota média de 4,1 alcançada em 2015, quando o município alcançou a posição 4.637, entre os 5.570 municípios brasileiros. A tendência é continuar crescendo esse índice para que Apuarema, apesar das dificuldades econômicas, ofereça uma educação de melhor qualidade para os seus filhos. A tabela de notas do IDEB varia de 0 a 10.

LAJEDO DO TABOCAL:

‘Lajedo do Tabocal comemora seus 29 anos de emancipação político-administrativa, nesta quarta-feira (13.06.). A programação festiva a ser realizada pela Prefeitura terá início com alvorada, às 05h, seguida de atividades culturais como jogos, passeio ciclístico, show gospel e festa dançante, com atrações locais e regionais. São mais duas décadas de uma grande história da pequena cidade, que tem hoje como prefeito a jovem Marianne Fagundes.  Embora sua emancipação seja recente, a sua história, porém, é bem mais antiga, surgiu lá início do século passado quando algumas famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras ali se instalou. Lajedo do Tabocal teve nomes que ficaram na “Historia”. Pessoas com altas qualidades e distintas personalidades ficaram conhecidas, Alvaro Fagundes. Principal fundador do Município, Reivaldo Fagundes, Adalício Almeida, O vereador Nô, Maria Augusta, “Didi Brandão”, Iara Rocha, Marilene Almeida, e Mariângela Borges (primeira prefeita do município ) Dentre outras.Prefeito Raival Pinheiro, governador Rui Costa e deputado Euclides Fernandes exibem documento com benefícios para o município de Apuarema. (Foto Divulgação).

Deixe uma resposta