IFBA Jequié inova em tempo de pandemia e prepara Semana de Ciência e Tecnologia em formato virtual

 Atenção para as datas!

 

A sétima edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia – VII SECITEC, acontece de 19 a 22 de outubro de 2020. Caso tenha interesse em apresentar seu trabalho científico, experimento ou apresentação artística e cultural, atenção ao prazo. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita no site www.secitec.com.br até 15 de setembro.

VII SECITEC

 Maior evento técnico-científico voltado para a geração, a divulgação e a difusão da ciência e da tecnologia fomentadas no Médio Rio das Contas, a SECITEC é organizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA campus Jequié. A qualidade dos trabalhos apresentados e o volume de produção científica são fruto da interação com outros Centros de Pesquisa, Faculdades e Universidades da região centro-sul da Bahia. O IFBA Jequié já realizou seis edições do evento – 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019 – estabelecendo solidez ao formato baseado em palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais. O sucesso e a qualidade do evento são representados pelo público inscrito que cresce a cada ano, chegando a dois mil na última edição, incluindo as ações itinerantes da SECITEC.

O evento possibilita maior integração entre discentes, pesquisadores – inclusive de outras instituições – e comunidade. Por tudo, a trajetória de sucesso da SECITEC não poderia ser interrompida apesar do grave momento de saúde pública pelo qual passa a humanidade em 2020. As relações e interações sociais foram adaptadas para garantir o isolamento, uma inovação social possibilitada pela internet. Então, inevitavelmente o evento, com raízes tecnológicas e inovadoras, se propôs a também se adequar. Assim surge a VII SECITEC, um evento totalmente virtual, a fim de garantir as condições de segurança à saúde pública e a promoção da Educação, Ciência e Tecnologia, tal como nas edições anteriores. Os participantes desta edição da SECITEC também participarão de palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais, mas tudo através de dispositivos de acesso à internet, como computadores e celulares, nos ambientes virtuais onde esses encontros serão promovidos. O tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira” estabelece um desafio especial à VII SECITEC, o de se adequar no momento presente às novíssimas tecnologias ainda em constante processo de melhoria para debater o uso futuro dessas mesmas tecnologias no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Com o evento virtual, a Comissão Organizadora espera expandir o público participante por não existirem barreiras físicas e geográficas, e confirmar a relevância do evento realizado pelo IFBA Jequié não só para a região, mas para toda a comunidade científica.

IFBA em Jequié vai realizar sétima edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia – VII SECITEC.

 

Redação

Deixe uma resposta