JEQUIÉ 123 Anos: Prefeitos que administraram o município- parte 1

URBANO GONDIM – 1897 a 1900

O ano de 2020 com as eleições do dia 15 de novembro, será muito importante para o município de Jequié que tem sofrido com as péssimas gestões públicas. Já passa dos 20 anos que o município sofre com o recesso administrativo, econômico e populacional. Chegou a ser o terceiro maior e mais importante município da Bahia (anos 20), vem caindo de posição  hoje está no 11º lugar podendo perder mais duas posições a qualquer momento. O blog arimoura.com.br publica matérias mostrando importantes prefeitos que administraram Jequié, foram 48 prefeitos vamos começar por: Urbano de Sousa Brito Gondim por ser o primeiro teve a sua importância uma escolha que foi feita pelo governador da Bahia na época, Jequié tornou-se distrito de Maracás, e dele se desmembrou em 1897, tendo como primeiro intendente (prefeito) Urbano Gondim. A partir de 1910 é que se torna realmente cidade e já se transforma em um dos maiores e mais ricos municípios baianos. O nome “JEQUIÉ” é uma palavra indígena para designar “onça”, em alusão a grande quantidade desses animais na região. Outros historiadores já afirmam que otopônimo tem origem no “jequi”, um objeto afunilado, muito utilizado pelos índios mongoiós para pescar no Rio de Contas.

NESTOR RIBEIRO – maio 1900 a setembro de 1900

Nestor Ribeiro foi o segundo prefeito do município de Jequié sendo indicado pelo Governador da Bahia da época. Criado a três anos, 25 de outubro 1897 Nestor Ribeiro assumia a cadeira de prefeito em 1900 final do mês de maio ficando apenas três meses e alguns dias. Inicio de um período com a finalidade de manter o município ativo, já que a predominância era dos municípios próximos a Salvador a capital do Brasil, no chamado recôncavo. Nas terras da antiga Fazenda Borda da Mata a presença ainda de índios, caboclos, comerciantes vindos de Minas Gerais, o Rio das Contas navegável trazia pessoas do centro oeste hoje Chapada. Jequié ainda não era conhecida em todo o estado da Bahia, mas crescia para assumir uma posição de “Capital do Sudoeste”.

JOSÉ ALVES PEREIRA – 1900 A 1904

O terceiro prefeito do município de Jequié assumiu o cargo no mês de setembro de 1900 e foi até 31 de dezembro de 1904. José Alves Pereira que tinha sua família instalada no município, tornando-se umas das famílias tradicionais. Os grupos políticos estavam formados as discussões na praça Rui Barbosa onde foi instalada a primeira feira livre, o movimento comercial, as casas em volta da praça iam aos poucos se transformando em estabelecimentos comerciais. Na politica o PSN-Partido Social Nacional predominava tendo o seu terceiro prefeito, mas outros partidos se organizavam para as disputas seja nas indicações por parte do governador ou para concorrer numa eleição direta.

Residencia do prefeito de Jequié Nestor Ribeiro conhecido como o “Casarão”(Foto Agência AM).

Redação

Deixe uma resposta