TV Uesb firma parcerias nacionais para nova temporada do UniverCiência

Com a proposta de aproximar a sociedade das pesquisas que ocorrem dentro das universidades públicas brasileiras, a TV Uesb lança, no próximo dia 22 de maio, às 10 horas, a segunda temporada do programa “UniverCiência”. A atração, pautada no jornalismo científico, possilitará, ao telespectador, o acesso ao universo científico por meio das telas. Por compreender a importância da utilização dos meios de comunicação de massa, o professor Rubens Sampaio, diretor do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), acredita que levar conhecimento científico para sociedade é o dever da emissora, enquanto TV Educativa, sobretudo em tempos de negacionismo científico. “Entendemos que a televisão dá visibilidade aos temas que estão sendo pesquisados nas universidades, valoriza e agrega valor ao trabalho dos pesquisadores, ainda mais agora com os ataques que o ensino, a pesquisa e a extensão vêm sofrendo”, declarou.

Parceria na divulgação científica – Por acreditar na importância da alfabetização científica e na relevância que a ciência possui, a TV Uesb ampliou o alcance do programa e estabeleceu novas parcerias com TVs educativas e universidades públicas. A segunda temporada do programa conta com a participação de 17 Instituições de Ensino Superior Pública do Nordeste. De acordo Sampaio, “as universidades públicas nordestinas produzem muita ciência e não contavam com um eficiente e abrangente sistema de divulgação para chegar lá, na ponta, onde estão os principais beneficiados: a população”, analisou. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma dessas novas parceiras do projeto e exibirá suas pesquisas na nova edição do programa. Para esta edição, a Universidade irá produzir matérias que enfatizam a importância da produção científica a nível local e nacional. Hilca Honorato, representante da UFRN, considera que a parceria foi importante para estabelecer uma cooperação no campo da ciência. “Consideramos a promoção, a popularização e a difusão da ciência, pontos importantes para fortalecer a relação da comunidade acadêmica com a sociedade brasileira”, defendeu. Os conteúdos que irão ao ar contam com a apresentação e edição final da equipe da TV Uesb, a partir de conteúdos produzidos pelas universidades do Nordeste. O programa vai ao ar todos os sábados, às 14h30, com reprises às segundas-feiras (20 horas) e às quartas-feiras (7h30). A atração pode ser conferida ainda pelo YouTube da emissora. As produções da TV Uesb podem ser acompanhadas pelo canal 4.1 ou, ainda, pelo YouTube. Mais informações, entre em contato pelo e-mail jornalismotv@uesb.edu.br.

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho anuncie neste blog arimoura.com.br.

Redação

Deixe uma resposta