Sindicato protocola entrega de cargos comissionados de delegados na Bahia

INTERINO:

O Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) protocolou, na quarta-feira (18.05.), na governadoria, a entrega de cargos comissionados de mais de 100 delegados. Na prática, na quinta (19.05.), a rotina nas delegacias ainda não será alterada.

A Polícia Civil da Bahia informou que a entrega dos cargos comissionados não desobriga os delegados de continuarem a exercer as suas atribuições previstas em lei. Em seguida, o Governo do Estado afirmou que recebeu um ofício do sindicato, documento que foi assinado por 160 delegados. A outra lista, essa dos delegados que não aceitam receber os cargos entregues, foi assinada por 172 profissionais.

De acordo com a ADPEB, a medida foi adotada por falta de diálogo com o governador do estado, Rui Costa. A categoria pede a recuperação das perdas inflacionárias e respeito à as decisões judiciais e aos direitos dos aposentados. Conforme informou o presidente da ADPEB, delegado Fábio Lordello, os cargos comissionados são de livre nomeação do governador. Ele nomeia os delegados para os cargos de gestão: diretores, coordenadores regionais, coordenadores da região metropolitana e titulares de delegacias do interior e da capital baiana.

“Eles fazem a gestão, coordenam e impulsionam as atividades. Esses cargos foram entregues e nós não vamos mais ter gestores nessas unidades”, explicou o delegado. “Os cargos de delegados eles conseguiram pelo concurso público, pertencem a cada um. Os comissionados que são de livre nomeação do governador”, afirmou.

Fábio Lordello explica que a rotina desses delegados ainda não vão mudar na quinta, porque a ADPEB aguarda a protocolização da entrega dos cargos. “Nós vamos dar um tempo e se ele não aceitar nós vamos demandar judicialmente para que seja publicado. Fora outras medidas que nós vamos começar a discutir a partir de amanhã”, disse.

Na 9ª Corpin em Jequié nenhum delegado confirmou a entrega do cargo. (Foto reprodução/Arquivo).

Redação

Deixe uma resposta